Desemprego: Uma das principais engrenagens do capitalismo



A existência de desempregados na sociedade é essencial para manter os lucros da burguesia no sistema de capital, o desemprego fornece combustível para o capitalismo, tornando este, mantenedor das piores mazelas e desigualdades sociais no mundo. A quantia monetária paga aos trabalhadores varia de acordo com a oferta e demanda. Ou seja, quanto menos for a quantidade de mão de obra em determinado serviço, maior será o preço pago por ela, elevando-se o preço, diminui-se os lucros. Logo é de interesse do capital haver mão de obra excedendo a quantidade demandada pelo mercado, pois assim os preços diminuem.




Essa quantidade de mão de obra excedente são os desempregados, nos quais podem vir a substituir os trabalhadores ativos, caso estes requisitem aumentos salariais, dentre outras reivindicações trabalhistas. Pois são substituíveis, pelo fato de haver mão de obra inativa disposta a ocupar a vaga dos trabalhadores insatisfeitos, podendo ser dispensados. Havendo-se assim uma reserva de desempregados almejando trabalho, submetendo-se a condições impostas pelos empregadores : “__Não recebo nada, o que vier está de bom grado”, pensam.


Nossa forma atual de capitalismo não possui conceito de certo e errado.
Apenas reconhece aquilo que da lucro e você consegue se livrar sem ser pego.
E quando você tem o governo, a mídia, o exército e a policia na sua folha de pagamento, você consegue se livrar de muitas coisas…

Existem outras formas de existirmos coletivamente.
Conheça a “Economia Baseada em Recursos”:



Comentários

Postagens mais visitadas