As 14 características do fascismo, por Umberto Eco. Parecem familiares?

Fragmento de uma conferência que Umberto Eco fez em 1995 na Universidade de Columbia, em que elaborou uma rápida caracterização do que chamou "Ur-Fascismo" ou "fascismo eterno"


Umberto Eco é uma das personalidades que melhor definem o fascismo, pois combinou sua própria experiência, erudição e lucidez analítica. Como italiano, ele viveu o fascismo e suas conseqüências de perto e, como um intelectual dedicado poucos instantes a estudá-lo, entendê-lo e explicá-lo, mas, acima de tudo, denunciá-lo e evitá-lo. De todos os males que o ser humano gestate por si mesmo, poucos tão ameaçadores como um regime totalitário, em que geralmente o sofrimento é muito maior do que os possíveis benefícios a serem obtidos.

Nessa ocasião, compartilhamos o fragmento de uma conferência que a Eco entregou em 1995 na Universidade de Columbia; Nessa ocasião, o escritor elaborou uma rápida caracterização do que ele chamou de "Ur-Fascismo" ou "fascismo eterno", isto é, uma ideologia e vontade de governar que, independentemente das circunstâncias históricas, sempre parece estar lá, à espreita, esperando um mínimo de descuido para pular e aproveitar um governo nacional, uma sociedade, um país. Eco reconhece que nem todos os regimes totalitários são iguais, mas, ao mesmo tempo, ele encontrou algumas características comuns ou, em vez disso, recursos, que a maioria costumava seduzir a população e aproveitar o poder político.

Nós compartilhamos esta breve lista das 14 características do fascismo de acordo com Umberto Eco. Para os interessados, o texto completo da conferência está em consonância com o título "O fascismo eterno".

1. Culto da tradição , do conhecimento arcaico, da revelação recebida no início da história humana confiada aos hieróglifos egípcios, às runas dos celtas, aos textos sagrados, ainda desconhecidos, de algumas religiões asiáticas.

2. Rejeição do modernismo. O Iluminismo, a era da Razão, são vistos como o início da depravação moderna. Nesse sentido, o Ur-Fascismo pode ser definido como irracionalismo.

3. Culto de ação por ação. Pensar é uma forma de castração. É por isso que a cultura é suspeita na medida em que é identificada com atitudes críticas.

4. Rejeição do pensamento crítico. O espírito crítico opera distinções, e distinguir é um sinal de modernidade. Para o Ur-Fascismo, o desacordo é traição.

5. Medo da diferença. O primeiro chamado de um movimento fascista, ou prematuramente fascista, é contra os intrusos. Ur-Fascism é, então, racista por definição.

6. Apelo às classes médias frustradas. Em nosso tempo, o fascismo vai encontrar seu público nesta nova maioria.

7. Nacionalismo e xenofobia. Obsessão pela trama.

8. Inveja e medo do "inimigo".

9. Princípio da guerra permanente , anti-pacifismo.

10. Elitismo , desprezo pelos fracos.

11. Heroísmo, culto à morte.

12. Transferência da vontade de poder para questões sexuais. Machismo, eu odeio o sexo não conformista. Transferência de sexo para o jogo de armas.

13. Populações qualitativas , oposição a governos parlamentares podres. Toda vez que um político lança dúvidas sobre a legitimidade do parlamento porque não representa mais a voz do povo, podemos perceber o cheiro do Ur-Fascismo.

14. Neolinguagem. Todos os textos das escolas nazistas ou fascistas foram baseados em um léxico pobre e sintaxe elementar, com o objetivo de limitar os instrumentos para o raciocínio complexo e crítico. Mas devemos estar preparados para identificar outras formas de newspeak, mesmo quando adotam a forma inocente de um reality show popular .

fascistas,  cuidado  com  os   Socialistas



Terminamos com este aviso, também atemporal, de Eco:

Ur-Fascism ainda pode voltar com as aparências mais inocentes. Nosso dever é desmascará-lo e apontar com o índice em cada uma de suas novas formas, todos os dias, em todas as partes do mundo.

Fonte: PijamaSurf
Fonte Vídeo: Socialista Morena

Comentários

Postagens mais visitadas