POR MARK MANSON: UMA CARTA ABERTA AO BRASIL


Caro Brasil,


Carnaval é longo. O "real" ano novo está finalmente começando. E amanhã, eu vou estar saindo, voltando para o meu país.

Como a maioria dos gringos, eu originalmente veio ao Brasil para as partes, as praias e as meninas. Mal sabia eu que eu iria passar a maior parte dos próximos quatro anos dentro de suas fronteiras. Eu iria aprender muito sobre sua cultura, seu idioma, seus costumes, e até o final deste ano, eu vou casar com uma de suas meninas.

Não é nenhum segredo que há grandes problemas no Brasil. Há uma crise política, uma crise econômica, as preocupações de segurança constantes, enorme desigualdade de renda, e agora com a eclosão da Zika, aparentemente, uma crise de saúde.

Ao longo dos anos, eu conheci muitos brasileiros que pediram-me: "Por que?" Por que o Brasil tão asneira? Por que os países da Europa e América do Norte tão próspera e segura, enquanto o Brasil continua a passar pelos mesmos ciclos de crescimento e recolher uma e outra vez?

No passado, eu tive conversas teóricas sobre sistemas de governo, histórias coloniais, políticas econômicas, e assim por diante. Mas ultimamente, eu vim a outra conclusão. A conclusão de que muitas pessoas provavelmente considerar ofensivo, mas em cima de mencioná-lo a alguns dos meus amigos brasileiros, eles me pediu para escrever sobre ele e compartilhá-lo.

Então, aqui está: é você.

Você é o problema.

Sim, você está lendo isso, você é o problema. Tenho certeza de que não quero ser, mas você está participando ativamente do problema e perpetuá-la. Todo dia.

Porque não é apenas sobre Dilma ou PT. Não são os bancos ou as empresas de construção ou Petrobras ou mesmo o real baixa qualidade.

É a cultura. É as crenças e mentalidades que formam a base de como o povo brasileiro escolher a pensar sobre suas vidas e seu país.

O problema é que você e todos ao seu redor decidiu aceitar como OK, mesmo quando nada sobre isso é OK.

Imagine que você está andando no carro com seu amigo tarde da noite. Seu amigo está dirigindo por uma rua escura com ninguém sobre ele. Ele foi beber e ele não está prestando atenção quando de repente ele se choca contra um carro estacionado caro.Antes que alguém pode ver o que aconteceu, ele vai embora.

No dia seguinte, a polícia bater em sua porta mencionar que um carro foi danificado em uma rua nas proximidades e eles estão se perguntando se você sabe alguma coisa sobre isso.

O que você faria? Você: Uma mentira) e dizer que você não sabe nada e proteger o seu amigo? Ou B) dizer ao policial o que aconteceu e forçar seu amigo a assumir a responsabilidade por seu erro.

Eu acredito que a maioria dos brasileiros escolheria A. Eu acredito que a maioria dos gringos escolheria B. E este é, essencialmente, por que os países gringo são ricos e funcional e no Brasil não é. Em países gringo, há uma sensação de que a justiça ea responsabilidade são mais importantes do que qualquer indivíduo específico. É uma consciência social. É a base de uma sociedade altamente funcional e ignorá-la é uma forma de egoísmo.

A maioria dos brasileiros se sacrificaram muito para sua família e seus amigos mais próximos e, por isso, eles não acreditam que eles são egoístas.

Mas eu acredito que a cultura brasileira é inerentemente egoísta. Apenas se preocupar com a sua família e amigos próximos é ainda uma forma de egoísmo.

Você sabe que todos esses políticos corruptos e empresários e policiais e sindicatos de trabalhadores? Você sabe por que eles são corruptos? Eu garanto que oficial quase todos os corruptos brasileira justifica a mentir e roubar para si mesmos, dizendo: "Estou fazendo isso para minha família." Eles querem dar a sua família uma vida melhor, enviar seus filhos para uma escola melhor, mover e vive em um bairro mais seguro.

A brasileira vai estragar regularmente durante estranhos a fim de beneficiar a sua família e, em seguida, chamá-lo de altruísmo. Isso não é altruísmo. Altruísmo é desistir de seus próprios interesses para estranhos e para o bem maior da sociedade em geral.

Mas há também uma vaidade envolvida. Fiquei surpreso quando soube pela primeira vez que chamar alguém "vão" em Português não é visto como um insulto, pois é em Inglês.Agora eu acredito que esta é uma outra distinção fundamental entre as duas culturas.

Algumas semanas atrás, minha noiva e eu viajei para uma praia famosa no Brasil. Nós ficamos desapontados. A água estava sujo. A praia era feio. A rocha famosa nas proximidades foi a metade do tamanho que esperávamos.

Quando voltamos para São Paulo e disse a alguns amigos esta, sua primeira resposta foi: "Bem, você ainda tirou fotos em frente a ela, certo?"

Parece uma afirmação tão pequena e inocente, mas para mim, ele ilustra o núcleo de um outro problema com a cultura brasileira: as pessoas se preocupam muito mais sobre como eles aparecem de como eles realmente são.

Agora, o Brasil não é o único país com este problema, mas acho que é mais extremo aqui do que em qualquer outro lugar que eu já estive.

É por isso que os brasileiros ricos o prazer de passar duas ou três vezes mais para uma camisa ou um pedaço de jóias do que deveriam ou contratar babás e governantas quando poderiam facilmente aumentar seus próprios filhos e limpar a casa si: porque os faz olhar e sentir mais ricos . É por isso que os brasileiros comprar tudo em 12 ou 24 parcelas: porque eles querem olhar como eles podem pagar uma televisão quando eles realmente não pode. É por isso que alguns pobres brasileiros estão dispostos a atirar em alguém para uma moto ou raptar uma pessoa por alguns milhares de reais: porque eles querem aparecer bem sucedido sem contribuir para a sociedade para ganhá-lo.

Um monte de gringos acreditam que os brasileiros são preguiçosos. Eu não acho que os brasileiros são preguiçosos. Pelo contrário, os brasileiros têm mais energia do que a maioria das outras pessoas que eu vi no mundo (ver: Carnaval).

O problema é que os brasileiros se concentrar toda a sua energia na vaidade em vez de produtividade, aparecendo popular e glamourosa em vez de realmente fazer algo para torná-los populares ou glamourosa, em fazer os outros pensam que eles são bem sucedidos em vez de realmente ser bem sucedido.

Vaidade não é felicidade. A vaidade é uma versão besteira Photoshopped de felicidade.Parece bom, mas não é real e ele definitivamente não dura.

A vaidade é auto-destrutivo. Se você precisa comprar algo que é muito mais caro do que deveria ser para se sentir especial, então você não é especial. Se você precisa pagar alguém para fazer você se sentir especial, então você não é especial. Se você precisa machucar alguém ou mentir para alguém ou enganar alguém a sentir-se bem-sucedido, então você não é bem-sucedida. Neste caso, os atalhos não funcionam.

Em vez disso, o que a vaidade faz é causas você a tolerar o comportamento de merda daqueles que o rodeiam. Quando você está tão preocupado com o que os outros pensam sobre você , que os outros vão vê-lo como fascinante ou divertido ou popular, você está disposto a tolerar maus relacionamentos, onde o seu parceiro cheats constantemente em você, maus amizades onde seus amigos estão desrespeitoso para com você, ou relações familiares ruins, onde são deixados desvalorizado e inédito.

No Brasil, se alguém é uma hora de atraso, todo mundo pára e espera por eles. Se alguém quiser sair e ir por conta própria, então eles são um imbecil. Se alguém em uma família fode e resíduos todo o seu dinheiro, outros membros da família são supostamente para dar dinheiro a eles. Se alguém na família recebe um grande trabalho e faz um monte de dinheiro, eles deveriam dar dinheiro para todo mundo. Se alguém em um grupo de amigos não quer fazer alguma coisa, todo mundo é esperado para não fazê-lo. Se alguém em um grupo de amigos quer fazer algo por conta própria, eles são vistos como anti-social e egoísta.

Como um gringo que geralmente não se importa que as pessoas pensam sobre mim , acho que é muito difícil não ver essas situações como desrespeitoso e auto-sabotagem.Em circunstância após circunstância, eu assisto brasileiros recompensar a vítima e socialmente punir a pessoa que sucede de forma independente.

Quando você recompensar uma pessoa por falha ou perder ou fazendo algo errado, você dar-lhes nenhum incentivo para sempre melhorar ou ficar melhor. Na verdade, você torná-los completamente dependentes de pessoas ao seu redor, em vez de ensiná-los a sustentar a si e como criar algo fora de si.

Quando você punir alguém por ser mais bem sucedidos do que outros, você desencorajar o mais talentoso e ambicioso de criar o progresso e inovação que o país precisa. Você segurar as próprias pessoas que vão te tirar dessa bagunça em primeiro lugar e você fazer o quarto para os líderes manipuladores e medíocres para tomar seu lugar.

Você não vê? Quando você punir socialmente as pessoas para os seus sucessos, então a única maneira de ser bem sucedido é ser uma mentira, asshole enganoso. Ou seja, você obtém o Brasil.

Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer para um amigo que está sempre atrasado é deixar sem eles. Porque este obriga-os a aprender a gerir o seu tempo e respeitar o tempo de outras pessoas.

Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer a uma pessoa que perdeu todo o seu dinheiro é deixá-los lutar e estar desesperado por um tempo. Porque essa é a única maneira que eles vão aprender a ser responsável no futuro.

Às vezes, a melhor coisa que você pode dizer a um membro da família que está chateado é simplesmente "superar isso", porque de que outra forma é que eles vão seguir em frente com sua vida?

Eu não quero que isso soe como se eu sou o gringo que sabe tudo. Eu não. E Deus sabe que meu país está muito fudido também (eu já tenha escrito um artigo de 15 páginas sobre fodido merda em os EUA ).

Mas logo, Brasil, você será uma parte permanente da minha vida. Você será parte da minha família. Você vai ser meu amigo. Você será a metade do meu filho quando eu tiver um.

E é por causa disso, eu sinto que devo compartilhar tudo isso com você abertamente, honesta e com o amor em que um amigo fala francamente para o outro, mesmo que dói.

E também, porque não vai ficar melhor.

Talvez você já percebeu isso. Mas se você não fizer isso, então eu vou ser o único a dizer-lhe: isso não vai ficar melhor em breve. Seu governo simplesmente não será capaz de pagar tudo o que deve em breve, a menos que refazer toda a sua constituição. As grandes empresas que impulsionam a sua economia emprestado muito dinheiro barato de volta em 2008-2010 e que provavelmente não vai ser capaz de pagar de volta. Muitos deles vão à falência nos próximos anos causando uma crise ainda pior. Os preços das commodities estão em níveis extremamente baixos e não mostram sinais de curso superior, o que significa que não há mais dinheiro entrando no país. Você é uma população de devedores e sobre-gastadores em um mercado de trabalho encolhendo e seus impostos são tão altos que eles estão estrangulando a produtividade fora da população.

Você está fodido. Você pode se livrar de Dilma. Você pode se livrar da PT. Você pode baixar os impostos e refazer a sua constituição (e você deve), mas não importa. Os erros já foram feitas anos atrás e você vai ter que viver com isso.

Você está olhando para pelo menos 5-10 anos de oportunidades perdidas. Se você é um jovem brasileiro, muito do que você cresceu com a expectativa de alcançar deixarão de estar disponíveis. Se você é um adulto em seus 30 ou 40 anos, seus melhores anos econômicas provavelmente atrás de você. Se tiver mais de 50, bem, você já viu este filme antes, não tem você?

É a mesma velha história, apenas uma década diferente. Democracia não corrigir o problema. Um real forte não corrigir o problema. Trazendo milhões de pessoas da pobreza não corrigir o problema.

O problema persiste. Porque o problema é a mentalidade das pessoas. O problema é certas facetas do que é uma cultura de outra forma bela e exuberante.

O jeitinho deve morrer. A vaidade tóxico deve morrer. A falta de prestação de contas em seus relacionamentos devem morrer. E a única maneira de matar essas coisas é através brasileiros suficientes escolher conscientemente para mudá-los dentro de si.

Ao contrário das revoluções externos que têm sido tão comuns em toda a sua história, a sua revolução precisa ser interna, um golpe que ocorre dentro do seu coração e na sua mente.

Você deve escolher a ver as coisas de uma maneira nova. Você deve estabelecer novos padrões e expectativas para si mesmo e para os outros. Você deve exigir que o seu tempo de ser respeitado. Você deve esperar que as pessoas ao seu redor para ser responsável por suas ações. Você deve priorizar uma sociedade segura e forte acima de seus próprios interesses ou os interesses de sua família e amigos. Você deve deixar aqueles em torno de você lidar com seus próprios problemas, assim como você não deve esperar que qualquer outra pessoa para lidar com o seu.

Estas são as escolhas que devem ser feitas todos os dias. E até que essa revolução interna ocorre, temo que estão destinados a repetir os mesmos erros para muitas mais gerações vindouras.

Há uma alegria dentro do Brasil, que é uma doença rara e especial. É o que me atraiu para este país há muitos anos e que irá manter-me voltar. Eu só espero que um dia que a alegria tem a sociedade que merece.

SEGUE, ABAIXO, O VÍDEO DA CARTA SUPRACITADA.



Seu amigo,

Marc Manson, Autor, Pensador
Fonte: markmanson.net

Comentários

Postagens mais visitadas